O MDC é o Manual de Descrição dos Cargos, na qual a empresa elabora um documento, com todas as informações dos cargos e suas expectativas com relação a cada um. Além disso, temos a evolução do salário de cada cargo baseado no desempenho e desenvolvimento das competências necessárias.
Não existe um formato correto. Alinhado aos objetivos da empresa, você irá traçar as normas e exigências. Comece descrevendo cada cargo, colocando em ordem, caracterizando cada informação para tudo ficar bem claro e objetivo. Pesquise e estude cada função, estabeleça as definições e estruture o documento. As informações mais importantes que se deve ter em relação a cada cargo é:
Dentro desses termos, a empresa precisa detalhar as suas expectativas e o que tem para oferecer ao funcionário, a fim de firmar uma relação benéfica e duradoura para ambos. Ao finalizar o MDC, o mesmo deve ser comunicado a todos da equipe, bem como se deve ter uma cópia disponível para acesso a qualquer momento. Tirem todas as dúvidas e verifique as sugestões.
Importante ressaltar que, só se pode cobrar aquilo que foi comunicado de forma clara, por isso peça o feedback e confirma se todos realmente entenderam a metodologia da empresa pelo MDC. As dúvidas prejudicam o andamento do processo e pode gerar insatisfação. Reúne-se sempre que possível, para esclarecer essas dúvidas que surgirem durante a implantação do processo.
Dê as ferramentas necessárias para o bom andamento do funcionário nas realizações das atividades do cargo. Mostre que a empresa está disposta a melhorar e a ouvir. Quanto mais trazer seus colaboradores para perto, mais unida e engajada será a equipe. Faça as alterações sempre que necessário no MDC e comunique imediatamente a equipe, lembre-se que a comunicação é a chave para realização de qualquer projeto na empresa.
Michely Alves Antunes Rocha
Gerente Administrativa M3Soft