Como liderar uma equipe com personalidades diferentes?

A diferença existe por que cada ser é único, porém, precisamos aprender a conviver em harmonia para alcançar nossos objetivos. Dentro da empresa não é diferente, para unir as expectativas individuais com as expectativas do coletivo, é necessário muito trabalho de autodesenvolvimento e conhecimento.

 

Antes de tudo, a empresa precisa definir seu foco, aonde quer chegar e o que espera de cada membro da equipe. O líder passa todas essas informações ao grupo e começa os trabalhos de alinhamentos. Você precisa conhecer os seus liderados, para juntos transformar a cultura da empresa, o que é vantajoso para todos.

 

 

Não adianta falar e não colocar em prática. As ações precisam ser visualizadas por todos, o exemplo consegue motivar e alimentar o desejo de fazer igual ou até melhor para alcançar um bem maior. Conscientizar e declarar que essas ações são benéficas e necessárias é essencial para que a empresa alcance o resultado almejado.

 

As dificuldades irão aparecer, como sempre em todo processo. Pode existir resistência às mudanças, e isso leva o tempo que for necessário. É importante corrigir o quanto antes, para que essas ações não interferem em outros membros. O diálogo irá levar a muitos caminhos, alguns até nem pensados pelo líder, por isso, dê vez às pessoas que estão com você, afinal todos precisam estar unidos na causa maior.

 

 

E em relação aqueles que não se adaptaram de forma alguma? O que fazer? Você precisa analisar o tempo, o quanto pode esperar por essa mudança. Coloque na balança e veja o que a empresa ganha e perde com essa situação. Às vezes, não vai interferir, às vezes pode se tornar uma bomba relógio, com hora certa para explodir e afetar a todos ao redor. Tem que ser feito o que é necessário para bem de todos.

 

Lidere com amor, entregue aos liderados aquilo que eles esperam de você, para isso reúna-se sempre com eles, e faça definições juntos, para que eles se sintam parte da mudança. Fale dos valores e competências de cada um, o que precisa ser melhorado e o que pode ser intensificado. As pessoas querem se sentir parte de um todo, um motivador de mudanças, aquele que fez parte da obra, dê o mérito a quem mereça e valorize cada atitude transformadora em público, para que esse sentimento se espalhe por toda equipe, a fim de motivá-los a serem ainda melhores.

 

 

 

 

Michely Alves Antunes Rocha
Gerente Administrativa M3Soft

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