Quando falamos sobre ter um software comercial, um programa que vai gerenciar uma empresa, logo se pensa em vendas e relatórios de gestão para tomadas de decisões, mas, deixamos de observar algum muito importante, “o básico”.
Para o funcionamento correto do sistema é necessário que o básico esteja correto e para isso é necessário realizar as simples rotinas de cadastros, como cadastro de clientes, fornecedor, produtos ou serviços, tributação entre outros.
Imaginou você em um balcão aguardando os vendedores descobrirem se existe o produto na loja ou no estoque, pois, não soube pesquisa do seu software? Já passou por isso? Nessa situação o cadastro feito corretamente vai auxiliar nas consultas com previsão evitando perca de tempo e obtendo maiores chances de fechar sua venda.
Outra situação é ter conhecimento, por exemplo, quais produtos um determinado cliente comprou em sua loja e há quanto tempo não compra, podendo traçar seu perfil e criar estratégias para manter a fidelidade e realizar novas vendas. Para ser possível é necessário ter o cadastro do cliente e associá-lo às vendas.
Vamos conhecer e ver um pouco sobre alguns cadastros do nosso sistema?!
.png)
Até mesmo para abrir o sistema é muito importante definir quem terá acesso ao sistema, e ao que pode ter acesso, isso é definido pelo cadastro do usuário.

É no durante o cadastro que é definido as permissões de acordo com a função de cada um. Por exemplo, não é necessário que um vendedor tenha acesso, a saber, o faturamento da empresa e outros dados, ele deve ter acesso normalmente a realizar vendas e consultar produtos, e dependendo da politica adotada, não permitir descontos e acréscimo ou, até mesmo, limitar o que pode ser concedido, assim como não permitir cancelar ou excluir dados sem a autorização de um gerente. Assim, ao acessar o sistema o usuário terá acesso apenas ao que é permitido.

Ao acessar o sistema na aba de “Cadastros” estarão disponíveis várias rotinas. Vejamos algumas.
Cadastro de Clientes
.png)
Cadastro de Produtos
.png)
Cadastro de Tributação
.png)
Até mesmo para conseguir realizar suas vendas como a emissão de Nota Fiscal Eletrônica-NFE, assim como Nota do Consumidor Eletrônica – NFCE, alguns dados dos produtos são obrigatórios e deve estar informados no seu cadastro, como descrição, valor, NCM, CEST e sua tributação (CST, CSOSN, Alíquota de ICSM e/ou ST, CFOP).
Venha para M3SOFT, vamos te ajudar a realizar seus cadastros e evitar que ocorram falhas nas vendas. Se necessário entramos em contato com sua contabilidade e através desse elo, vamos manter seu sistema com as informações corretas e em pleno funcionamento. Quer saber mais ou conhecer nosso sistema?! Entre em contato através dos nossos canais.
Frederico de Franca Viana Lopes
Analista de Suporte M3Soft