Empreender não é somente criar uma empresa ou gerar lucro, mas também criar uma história e deixar uma lembrança de sua reputação. Sabemos que não é fácil, o empreendedor sempre será o que deve trabalhar mais, sempre está criando planejamentos e procurando obter melhores resultados, ser o primeiro a chegar e último a sair. Uma história é criada com suor e dedicação a cada dia ao seu negócio, obtendo o reconhecimento e satisfação dos seus clientes.
Além de oferecer produtos e serviços de qualidade é necessário criar uma imagem que irá representar o seu negócio onde quer que ele esteja. Assim como emblema ou escudo de um time de futebol que ao ver sua imagem todos sabem de qual time se trata. E essa imagem é a “Marca” da sua empresa.
Não é fácil criar uma marca, é necessário realizar estudos e se adequar a realidade do mercado, tornando-a atrativa, bonita e única.
O SEBRAE oferece algumas dicas importantes para construir sua marca:
O grande o objetivo da marca é criar um elo entre o empreendimento e seus produtos e serviços, criando uma possibilidade maior de atingir seu público-alvo e obter melhores resultados, visibilidade e boas relações.
Na visão de um consumidor, ajuda na tomada de decisão, pois ela carrega a personificação da empresa, seu propósito, vamos citar por exemplo algumas marcas conhecidas e sua relação com o produto:
- Nissin Lámen, ao falar ou ver a marca lembramos do macarrão instantâneo.
- Pomarola, molho de tomate.
- SKOL – Cerveja.
- Nestle, lembramos do chocolate.
Entre outros.
Lembre-se que é possível otimizar sua marca, torná-la mais atraente e mostrar para o consumidor o peso que ela carrega, toda qualidade e confiança. E, com todo esse resultado, é necessário ter um sistema de gestão que possa ajudar a desenvolver essa confiança, nós somos o que você procura.
Frederico de Franca Viana Lopes
Analista de Suporte M3Soft