Sua marca, sua força!

Empreender não é somente criar uma empresa ou gerar lucro, mas também criar uma história e deixar uma lembrança de sua reputação. Sabemos que não é fácil, o empreendedor sempre será o que deve trabalhar mais, sempre está criando planejamentos e procurando obter melhores resultados, ser o primeiro a chegar e último a sair. Uma história é criada com suor e dedicação a cada dia ao seu negócio, obtendo o reconhecimento e satisfação dos seus clientes.

Além de oferecer produtos e serviços de qualidade é necessário criar uma imagem que irá representar o seu negócio onde quer que ele esteja. Assim como emblema ou escudo de um time de futebol que ao ver sua imagem todos sabem de qual time se trata. E essa imagem é a “Marca” da sua empresa.

 

 

Não é fácil criar uma marca, é necessário realizar estudos e se adequar a realidade do mercado, tornando-a atrativa, bonita e única.

O SEBRAE oferece algumas dicas importantes para construir sua marca:

  • É importante que a estratégia e o posicionamento da empresa estejam bem definidos. O empreendedor deve ter o entendimento claro do que o negócio é hoje e como pretende ser amanhã, considerando as atividades e o público do empreendimento, sem esquecer aspectos como ética, confiabilidade e os pontos que destacam a empresa na concorrência.
  • O desenho da marca tem que comunicar. A construção envolve pesquisa e reconhecimento. Além disso, precisa ser original e atraente, informando com objetividade os pontos fortes do negócio.
  • Toda marca precisa de identidade verbal e visual. É assim que ela ganha legitimidade no discurso escrito, falado ou em imagem para ser aplicada nos materiais da empresa.
  • É preciso planejamento para ativar a marca. O empreendedor deve estudar onde e como vai começar a divulgar a marca, o público e o alcance, e qual a relação custo e benefício nesse processo.
  • A gestão da marca deve alinhar todo o universo da empresa, desde o produto até o ambiente. Materiais impressos e digitais, arquitetura e decoração precisam comunicar-se uns com os outros, de forma a valorizar a imagem do negócio e garantir consistência e continuidade no uso da marca.

O grande o objetivo da marca é criar um elo entre o empreendimento e seus produtos e serviços, criando uma possibilidade maior de atingir seu público-alvo e obter melhores resultados, visibilidade e boas relações.

Na visão de um consumidor, ajuda na tomada de decisão, pois ela carrega a personificação da empresa, seu propósito, vamos citar por exemplo algumas marcas conhecidas e sua relação com o produto:

- Nissin Lámen, ao falar ou ver a marca lembramos do macarrão instantâneo.
- Pomarola, molho de tomate.
- SKOL – Cerveja.
- Nestle, lembramos do chocolate.
Entre outros.

 

 

Lembre-se que é possível otimizar sua marca, torná-la mais atraente e mostrar para o consumidor o peso que ela carrega, toda qualidade e confiança. E, com todo esse resultado, é necessário ter um sistema de gestão que possa ajudar a desenvolver essa confiança, nós somos o que você procura.

Referências: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/importancia-da-marca-para-sucesso-do-negocio,48f9634e2ca62410VgnVCM100000b272010aRCRD

 

 

 

 

 

Frederico de Franca Viana Lopes
Analista de Suporte M3Soft

WhatsApp