NFE - Nota Fiscal Eletrônica de Produtos/Mercadoria

Muitas pessoas ainda não sabem como ou porque devem emitir uma Nota Fiscal Eletrônica.

A NFE foi criada com o intuito de facilitar a vida do empreendedor e o monitoramento das empresas para evitar sonegações dos impostos. Assim é possível comprovar todas as movimentações de vendas e compras, seus valores e os impostos oriundos delas.

Os antigos registros de compra e venda, naquele bloco de papel foi substituído pela NFE e com isso trouxe vantagens ao emissor, como:

- Facilidade na gestão
Com o acompanhamento de um sistema é possível ter controle sobre o que foi comprado e o que foi vendido, permitindo gestão do estoque, financeiro e facilidade na entrega dos arquivos como Sintegra ou SPED para a contabilidade.

- Redução de gastos/custos
Não é mais necessário comprar blocos de papel das gráficas. Pode ser enviado por e-mail reduzindo a impressão, papel e custo de envio.

- Redução de tempo
As notas são emitidas com maior agilidade, basta informa os produtos e finalizar a venda, todo o resto o seu sistema de gestão fará por você, como, por exemplo, colocar a tributação para cada produto, transmitir a nota e enviar para o e-mail do destinatário. E com maior tempo, pode se dedicar mais a criar estratégias para potencializar seu negócio.

Atualmente sempre que realizamos uma comprar online recebemos em nosso e-mail o DANFE e o XML da nota fiscal. O DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) é a representação gráfica dos dados da venda ou compra, é apenas para visualização.

 

O que realmente importa é o XML, quando a nota é devidamente transmitida para a Receita Federal, é gerada a chave de acesso e o número do protocolo que comprava sua validade fiscal.

 

 

Com a informação da chave de acesso a NFE pode ser consultada através do portal da receita para consultas de NFE, ao acessá-lo basta colocar a chave de acesso, clicar em não sou um robô e consultar. Mas só terá direito a visualizar os dados completo ou baixar o XML da nota quem ter vínculo da emissão, como o emitente e o destinatário. Para um terceiro ter acesso deverá ser informado durante a emissão da nota que ele, também, poderá ter acesso, como por exemplo, a contabilidade.

 

 

Vou te contar alguns segredinhos para ter o nosso sistema de gestão:

- Castrado automático de produtos novos já vinculando sua tributação, isso mesmo, automático, ao realizar uma entrada com nota de compra no sistema, durante a entrada da nota o sistema realizará o cadastro do produto, economizando seu tempo e evitando falhas.

- Tela de emissão de NFE simples e fácil. Na tela de venda após informar os produtos é possível escolher qual tributação você deseja para cada produto e depois é só enviar.

- Envio de XML e DANFE por e-mail, após a transmissão será feito o envio do e-mail automático quando já estiver cadastrado para o destinatário, caso não tenha, o sistema solicitará para que você informe. Se for necessário é possível reenviar o e-mail em qualquer momento.

Quer saber mais, entre em contato da central m3soft nesse link: https://m3soft.com.br/contato ou através dos nossos canais de atendimento!

 

 

 

 

 

 

Frederico de Franca Viana Lopes
Analista de Suporte M3Soft

WhatsApp