Através da comunicação é possível transmitir várias informações ao mesmo tempo. Além das palavras, expressões, gestos, entonação, humor, velocidade, tudo que envolve esse processo interfere na mensagem a ser enviada. As falhas recorrentes na comunicação podem estar relacionadas a esses itens, além dos ruídos externos que podem atrapalhar o objetivo final do comunicador.
Existem técnicas para melhor a comunicação? Sim, existe. Elas se baseiam em diversos estudos, que concluíram que até a cor da sua roupa pode influenciar na mensagem enviada. As palavras tem poder, e cada coisa dita receberá seu significado através da expressão transmitida, por isso a necessidade de nos preocuparmos a todo instante, pois tudo pode interferir nas suas comunicações.
Analisando os diversos tipos de comunicação, cada um possui diferentes modos para ajudar a ter um resultado satisfatório ao enviar a mensagem desejada. Na comunicação presencial é necessário analisar sua entonação, gestos, posturas, vestimentas, velocidade da voz, enfim, esses elementos deverão ser de acordo com o tipo da mensagem. Já na comunicação online, é importante analisar as pontuações, cordialidade, começo e finalização, feedback preciso, melhor meio para enviar a mensagem desejada, ou seja, são aspectos visionais que farão toda diferença para quem receber a mensagem.
Nas comunicações informais não há necessidade de uma preparação como a de uma comunicação formal. Isso vai depender de qual tipo é a mensagem, por isso, ter certeza do que se quer falar, quais as palavras deverão ser usadas é essencial. Porém, em todas as comunicações, a fala precisa de cuidados, pois é necessário que seja enviada a mensagem correta, e quando isso não acontece, temos os vários casos de mal entendidos, interpretações erradas, e até chateações levadas para o lado pessoal sem os devidos esclarecimentos.
Portanto, preste atenção em cada palavra a ser dita, muitas vezes não conseguimos pensar antes de falar e quando percebemos já foi dito algo sem aquela intenção. Então, é o momento de tentar corrigir e acabar com qualquer falha nessa comunicação, se é com as palavras que erramos, é com elas que corrigimos, além de atitudes que podem traduzir uma mensagem ainda maior do que somente com palavras.
No ambiente empresarial é muito importante colocarmos isso em prática, no dia a dia, não apenas nas reuniões ou situações específicas. Sempre é tempo de se preocupar com sua fala, desde quando se levanta da cama para começar o dia até o término dele. Nosso cansaço e mau humor interferem diretamente nas nossas comunicações, além da má alimentação e sentimentos ruins. É preciso saber administrar esse processo e sempre melhorar nossas técnicas. Havendo dificuldade de se expressar, comece com treinamentos em casa, olhando para o espelho e conversando consigo mesmo, ali poderá ver onde pode melhorar e o que está bom na sua comunicação.
Para comunicações com alto grau de importância, tanta na empresa quanto na vida pessoal, uma dica é escrever um texto direcionando tudo que precisa ser dito, e treinar aquela leitura até se sentir seguro. Quando se tem segurança da mensagem a ser transmitida, você abre espaço para esclarecimentos claros, caso ainda haja dúvidas, conseguindo explicar quantas vezes for necessário.
Em cada processo, o feedback deve ser solicitado. Ao final de uma comunicação, espera-se que quem recebeu a mensagem tenha entendido, para ter essa certeza é necessário perguntar se realmente entendeu e caso for preciso que ela explique com suas palavras o que interpretou, para que seja esclarecida qualquer dúvida.
Michely Alves Antunes Rocha
Gerente Administrativa M3Soft