A importância da Pesquisa Mercadológica

Existem vários momentos na empresa onde será necessária a realização de uma pesquisa mercadológica. Mas, o que é essa pesquisa? Ela funciona como uma pesquisa de mercado aprofundada, na qual você busca informações de forma detalhada e precisa. Com essas informações você poderá tomar decisões e aplicar estratégias.

A pesquisa mercadológica se aplica no lançamento de um novo produto, bem como para elaborar novas estratégias de vendas e marketing. Para aplicar a ferramenta corretamente, é preciso informações concretas e atuais sobre o que está acontecendo ao redor da empresa. Como seu público se comporta em determinados períodos anuais, qual o preço de venda correto, como ser melhor que seu concorrente, como atrair mais clientes, como aumentar as vendas, enfim, essas são possíveis indagações de serem respondidas por uma pesquisa mercadológica.

 

 

Os principais passos para realizar uma pesquisa mercadológica são:

  • Etapa 1 – Definir o problema da pesquisa;
  • Etapa 2 – Elaborar os objetivos da pesquisa;
  • Etapa 3 – Estabelecer o método da pesquisa;
  • Etapa 4 – Definir amostra da pesquisa;
  • Etapa 5 – Orçamento e cronograma da pesquisa;
  • Etapa 6 – Elaboração do questionário/roteiro;
  • Etapa 7 – Amostra e margem de erro;
  • Etapa 8 – Coleta de dados;
  • Etapa 9 – Análise dos resultados;
  • Etapa 10 – Conclusões da pesquisa;
  • Etapa 11 – Determinar estratégias.

 

 

Na aplicação da pesquisa você deve fazer o planejamento, identificando o problema a ser resolvido e todas as questões que o envolve. Através desses dados, é formulado perguntas a fim de serem aplicadas através de questionários ou entrevistas às pessoas. Após aplicação, podem-se analisar todas as respostas e serem determinadas hipóteses e observações para conclusão. Depois de verificar todas as opções, é elaborado as estratégias possíveis de aplicar para resolução do problema inicial.

Sempre bom ter um plano B para as medidas que dependem de elementos externos, assim poderá ter em mãos cartas para usar conforme a necessidade for surgindo. A revisão da estratégia deve ser cíclica e sempre observando o retorno que está tendo. O comportamento do público alvo pode mudar em qualquer momento, dependendo de como está o mercado e as oportunidades. Em momentos de crises, que afetam toda a execução da empresa, as estratégias aplicadas devem ser repensadas, conforme cenário atual, para que possa ser possível adaptar a reliadade.

 

 

Com a internet, realizar pesquisas mercadológicas se tornou ainda mais fácil e ágil, pois existem muitas ferramentas disponíveis de forma gratuita, na qual se podem gerar questionários online e possuir os resultados já calculados após o término de aplicação da pesquisa, e através deles obter informações para tomadas de decisões. Podem ser enviados pelo e-mail, WhatsApp, redes sociais, ou seja, o que não falta são ferramentas disponíveis para facilitar a vida dos gestores das organizações.

Então, coloque em prática essa técnica e verifique como pode ser aplicada dentro da sua empresa. É uma tarefa que exige planejamento e disciplina, é um trabalho que demanda tempo para se ter conclusões, principalmente quando é necessário um número maior de respondentes. Porém, para um empreendedor não há nada mais valioso do que a opinião do seu público, pessoas que são clientes ou futuros clientes, e que podem ajudar a definir o melhor caminho para gestão do seu negócio.

 

 

 

Michely Alves Antunes Rocha
Gerente Administrativa M3Soft

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