Roda da Vida: Uma ferramenta para transformação

Conhece essa ferramenta? Ela é essencial para você em qualquer momento. A roda da vida é um meio de avaliação pessoal, para medir e analisar como está cada área em sua vida. Escolhendo entre 01 a 10, você define o grau de satisfação em cada item, verificando por qual motivo está assim e o que pode ser melhorado.

O mais interessante é que, após preencher as áreas, você percebe que ao tentar melhorar um item, pode interferir em outro. Por exemplo, se você deseja trabalhar mais terá que organizar seu tempo em alguma outra atividade.

 

 

É por isso que a roda da vida tem muitos pontos positivos, muitas vezes, não conseguimos visualizar o porquê de algumas coisas em nossa vida, mas, ao preencher e analisar essa ferramenta, as informações vão se encaixando e você consegue ver algo palpável, tornando mais fácil determinar as soluções de melhoria.

Essa ferramenta se originou na década de 60, elaborada pelo americano Paul J. Meyer, que se tornou conhecido por seus trabalhos e livros na área de motivação, oferecendo palestras sobre o assunto.

Aqui um exemplo do modelo da Roda da Vida, com os 12 setores tradicionais:

 

 

Observe os passos para utilizar esse instrumento, é muito tranquilo:

  1. Imprima ou desenhe um modelo da roda da vida;
  2. Verifique as categorias, modifique as categorias caso haja necessidade;
  3. Preencher as áreas, avaliando com valores de 01 a 10, você pode colorir cada categoria de uma cor;
  4. Analisar o resultado final, refletindo e pontuando quais áreas podem ser melhoradas.

 

 Quando terminar de preencher, faça as reflexões necessárias, buscando traçar um plano de ações com objetivos, para adequar melhor cada categoria, você pode está se doando muito em uma e deixando a desejar em outra.

Faça questionamentos, para ter segurança e certeza das respostas, defina suas prioridades, necessidades, como elas podem se comportar na sua realidade, analise seus sentimentos em cada categoria, sinta seu coração. Refaça a roda da vida, se necessário, para uma comparação, de qualquer forma, ter  certeza do que precisa ser feito é o mais importante, pois é um passo que pode mudar toda a sua vida, ressaltando que um aspecto está ligado ao outro, assim, poderá ter que escolher entre eles, qual realmente está precisando de mais atenção e do seu tempo.

Aqui você entra em um exercício de autoconhecimento, conecta com si mesmo e tenta descobrir se está faltando algo em sua vida. Muitas vezes, não conseguimos enxergar no dia a dia, é aí que a roda da vida nos ajuda, ela evidência todas as áreas ao mesmo tempo e, assim, se torna algo visível para nós, uma forma mais fácil e objetiva de sentirmos os vazios que foram criados até ali.

 

 

Depois dessa fase de análises e reflexões, é chegada a hora de colocarmos em prática, o processo irá ser completado gradativamente, conforme as mudanças que você colocar em atividade.

A roda da vida não para, é uma atividade cíclica!

Uma dica: escolha uma data do ano para verificar a sua roda da vida, pode ser seu aniversário, natal, ano novo, uma data que signifique renovação para você, assim, criará um hábito. Além do mais, poderá fazer a nova roda da vida em outros momentos, também, conforme for sentindo necessidade. 

 

Cuide de você e esteja bem para quem ama, incluse você mesmo. Faça o teste, e use essa ferramenta que vai transformar sua vida e seus resultados, tantos pessoais quanto profissionais!

 

 

 

 

 

Michely Alves Antunes Rocha
Gerente Administrativa M3Soft

WhatsApp