Como construir times de sucesso na empresa?

De acordo com as experiências das empresas que obtém sucesso com seu pessoal, uma afirmação certa é que, quando em grupos, os colaboradores superam as influências comportamentais de origem individualista. Nesse caso, entendemos que as pessoas podem ser influenciadas em determinadas atitudes por outros colegas, isso resulta em grandes resultados, pois eles se sentem à vontade e seguro para realizar determinado comportamento.

É desafiador para o líder fazer com que os grupos se transformem em times de sucesso nas empresas. Devido aos resultados e a produtividade sofrer influências dos seus agentes de trabalho, a qualidade no resultado final só pode ser alcançada com a existência de uma equipe fortemente unida e com os princípios alinhados com os da empresa.
 

 

Portanto, para alcançar o sucesso almejado, existem ferramentas administrativas que podem ser usadas diariamente para manutenção do time. Um pilar essencial e o primeiro a ser analisado é a Cultura Organizacional. Estudar e definir essa cultura observando cada detalhe da empresa é considerado, por muitos administradores, o caminho inicial para o sucesso da equipe e consequentemente o sucesso nos resultados da empresa.

Para atingir esse sucesso os caminhos podem variar junto com a conceituação escolhida para ser aplicada, além da influência sofrida pelos fatores externos durante todo o trajeto. Definir o tamanho do sucesso empresarial é decidir que ele se desenvolva com a economia, sustentabilidade ambiental e social, ademais isso implica em analisar as variáveis nas circunstâncias organizacionais.

 

.Cultura Organizacional

Quando se pensa em práticas de gestão empresarial a importância da cultura organizacional é inegável, tendo em vista que, ela estabelece uma forte influência nas atitudes e comportamento dos colaboradores e dos próprios gestores.

Em cada organização a cultura é desenvolvida de forma particular, envolvida por vários elementos que podem influenciar, de fato, na atuação das equipes e, logo, no sucesso da gestão empresarial. Por esse motivo é essencial descobrir os aspectos simples e complexos do processo de construção para se alcançar o entendimento da cultura empresarial.

O Ideal seria que quando a organização nascesse fosse elaborada junto a sua cultura organizacional. Mas, nem sempre acontece assim. Do mesmo modo, a forma como se define essa cultura não interfere em qual momento de vida da empresa está sendo feito.

 

 

Estudar a cultura da empresa e chegar às definições dos seus princípios não é muito difícil. É necessário que os gestores definem os diretrizes da empresa, onde querem chegar, como querem que a empresa seja vista pelas pessoas, como querem que os seus trabalhadores se comportem internamente para que isso reflita externamente. Assim, quando se determina as normas da empresa você define a cultura, e com isso o clima organizacional será definido pelas atitudes daqueles que fazem parte da empresa. O interessante é pensar, também, a longo prazo, para que a cultura elaborada passe por aqueles que irão fazer parte da empresa, ainda que futuramente.

 

.Times de Sucesso

Inicialmente é importante saber que grupo é diferente de equipe, nesse caso o grupo possui auto direção e partilha ferramentas para alcançar objetivos bem definidos em relação ao tempo e tarefas, à medida que, as equipes desempenham atividades bem definidas com a finalidade de alcançar um propósito coletivo e almejado, o que pode ajudar o alcance da vantagem competitiva da empresa é o desenvolvimento de equipes para times de sucesso.

A construção desse time de sucesso contempla toda a sua estrutura, desde o início quando se escolhe as pessoas para compor a equipe. No processo de gestão de pessoas você encontra todas as etapas, iniciando pelo planejamento estratégico, recrutamento e seleção, treinamentos, desenvolvimento, avaliação de desempenho, e plano de carreira. Todas essas etapas alinhadas aos objetivos estratégicos da empresa, com as informações claras para os componentes da equipe, é o caminho certo para ter times de sucesso.

 

 

 

Diante das experiências e convivências, você deve observar e fazer análises, com a intenção de identificar gargalos a serem preenchidos, ouvindo sempre o feedback dos colaboradores, nem sempre o cenário atual será o melhor, então é necessário inovar e adaptar.

Existem ações que são de curto prazo, de emergência, e outras que são de longo prazo, independente de qual seja, é necessário ter um planejamento. Ter essas atividades definidas e prontas para agir na hora certa é um meio mais tranquilo a percorrer. Tornar um time de sucesso precisa de muito trabalho e atenção, afinal você está lidando com pessoas e não com números. Conhecer e ter segurança sobre cada um é essencial, cada ser humano pensa, entende e age de forma diferente, mesmo tendo os mesmos princípios é quase impossível que todos tenha as mesmas atitudes nas situações cotidianas. O diálogo é a melhor solução para resolver qualquer problema, e como você irá conduzir essa conversa vai depender de toda a situação. Ser um líder exige esse domínio em ser líder de si mesmo e dos outros, você precisa está ciente e seguro do que está fazendo para não ter erro e arrependimentos.

Um ponto muito importante é entender que para a equipe ter sucesso ela depende de um líder que seja excelente, que cumpre o seu trabalho da melhor forma possível e, que, acima de tudo respeite cada membro, sabendo que eles possuem suas qualidades individuais e que é necessário unir esses pontos fortes para que a equipe seja um time disposto a lutar sempre.

 

Michely Alves Antunes Rocha
Gerente Administrativa M3Soft

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